Pioneira e uma das principais entidades representativas das empresas do setor, Associação das Empresas de Tecnologia da – Assespro P/PBE, celebra, nesta quarta-feira (2), seus 40 anos de fundação Para comemorar a data, devido às medidas de distanciamento social em atividade, acontecerá uma live no YouTube da Federação Nacional, às 17h, com mediação do atual presidente, Rodrigo Vasconcelos, e participação de ex-presidentes da entidade como Edmundo Godoy, Herman Braga, João Luiz Peres, José Cláudio Oliveira, Gerino Xavier, Yves Nogueira, Italo Nogueira, Merval Jurema, Joaquim Costa e Ricardo Figueiras. Na ocasião será homenageado, in memoriam, um dos pioneiros e dos primeiros dirigentes, o empresário Roberto Monteiro.

Após a Live, aberta ao público, as comemorações se estenderão pelos próximos meses com a gravação de depoimentos de ex-presidentes e pessoas importantes pra construção da entidade. “Fico muito feliz e honrado em estar na presidência da Assespro PE/PB, justamente no ano em que comemoramos seus 40 anos de atividades. Me agrada notar que, após quatro décadas, ela continua forte e representativa, defendendo sempre nosso setor de TI, que foi um dos pioneiros no País”, opina Rodrigo Vasconcelos.

O início da história da Assespro, no ano de 1980, acontece em uma época em que a área de TI estava dando seus primeiros passos e a entidade teve um papel fundamental no seu fortalecimento. “Assim como a própria tecnologia, a entidade foi se desenvolvendo e se adaptando aos novos tempos. Eu era um menino de três anos de idade quando ela foi criada, e é ótimo perceber, hoje em dia, esse encontro de gerações. Experiências e conhecimentos sendo trocados com muita sinergia entre todos. Já somos 150 empresas associadas, sendo 30% delas startups.”, conta o presidente.

PIONEIRISMO – O primeiro dirigente da associação, o empresário José Cláudio Oliveira, que atuou entre 1981 e 1983, explica: “O início da Assespro em Pernambuco foi baseado na organização que já se vinha estruturando em São Paulo e Rio de Janeiro. Pernambuco, porém, teve a vantagem de já ter empresas estruturadas na área de processamento de dados (birôs de serviços), mas que também eram software houses e bases de aperfeiçoamento da mão de obra que começava a ser formada pela UFPE, naquela época.”

A Assespro PE/PB está entre as mais representativas filiais regionais da Federação Assespro. Sobre a atuação da entidade, o atual presidente diz “A nossa regional, em parceria com a Federação Assespro, vem lutando por várias causas que defende, tantos as empresas quantos os trabalhadores do setor. A luta pela desoneração, essencial para manutenção de postos de empregos, o incentivo à formação de mão de obra especializada são algumas dessas batalhas. E temos, claro, muitas outras lutas em defesa da sociedade, como as discussões em torno da Lei Geral de Proteção de Dados-LGPD, que deve garantir mais privacidade ao cidadão e segurança jurídica aos empresários, e o incentivo às startups que geram dividendos, postos de empregos e soluções inovadoras que beneficiam a sociedade.”

Rodrigo ainda ressalta e parabeniza a dedicação e colaboração dos vice-presidentes, associados, e entidades parceiras como Softex Recife, Seprope, Manguez.al e Porto Digital. “A participação e o esforço conjunto de todos tem sido essencial, principalmente em tempos difíceis como esses que estamos vivendo atualmente”, diz o presidente em atividade.
Ao falar sobre as pessoas e instituições que sempre apoiaram a Assespro durante dua trajetória, José Cláudio Oliveira cita, como parceiros do setor na esfera política, a Deputada Cristina Tavares e o Prefeito Roberto Magalhães. Ele conta a história do setor, desde que começou como “polo de informática” do Recife, atravessou o governo Roberto Magalhães, que criou um órgão para tratar especificamente disso, e aprofundou-se realmente com a eleição de Jarbas Vasconcelos para a Prefeitura da cidade. “Aí podemos citar a passagem de Jayme Galvão pela presidência da Emprel, quando foi criado o primeiro fórum real de tentar traçar diretrizes comuns em conjunto com o empresariado local. Posteriormente, com a passagem de Pedro Sergio (ex-PROCENGE), pela presidência da Emprel e Cláudio Marinho, participando da mesma diretoria, as coisas convergiram para a criação do SOFTEX que seria o primeiro programa bem planejado e organizado, para dar suporte governamental para desenvolver o setor de software como negócio no Brasil. Chamava-se SOFTEX 2000 e pretendia que o Brasil, até o ano 2.000, estivesse exportando 2 bilhões de dólares de software. Aqui, criamos, dentro da Assespro, onde foi gestado, o SoftexRecife que daí em diante passaria a andar com pernas próprias. Depois, com a eleição de Jarbas para o governo do Estado e a nomeação de Cláudio Marinho para Secretário de Ciência e Tecnologia e José Carlos Cavalcanti para a Facepe, a coisa tomou embalo, indo resultar na criação do Porto Digital, a partir, também, das ideias de Silvio Meira e do suporte político de Waldemar Borges.”

Comemoração
A comemoração pelos 40 anos de atuação da Assespro em Pernambuco acontece nesta quarta-feira, 2 de setembro, às 17h, onde vão ser reunidos alguns dos empresários que passaram pela presidência da instituição para falar sobre a trajetória na entidade, sua importância em momentos marcantes do mercado de tecnologia no estado e atuação nos dias de hoje. A Live pode ser assistida no YouTube: youtube.com/assespronacional.