Encontro reuniu cerca de mil mulheres, no Recife, para discutir a inserção feminina no mercado de Tecnologia.

O dia 25 de novembro de 2023 marcou o início de um novo capítulo no ecossistema pernambucano de tecnologia. Foi realizada a primeira edição do Tech Woman Recife, evento dedicado a promover, unir e fortalecer mulheres para ingressar, atuar e fortalecer o segmento. Realizado no Armazém Catorze, no Recife, o encontro reuniu cerca de mil mulheres e nomes expressivos do mercado profissional e acadêmico para participar de mesas redondas e palestras inspiradoras para todas que se reconhecem mulheres e atuam ou desejam realizar uma transição de carreira. A repercussão do evento foi tão positiva, que a organização já anunciou a data para a segunda edição: 31 de agosto de 2024. O reencontro está marcado para dar continuidade a essa missão de empoderamento e inclusão social e econômica.

Na primeira edição, o Tech Woman contou com a presença de figuras ilustres, como a Head of Corporate Relationship South Latam do LinkedIn, Fabrícia Faé; da Vice-Presidente de Novos Negócios na B3, Ana Carla Abrão, e da LinkedIn Top Voices e Fundadora da Elas Programam, Sílvia Coelho, que também foi mestres de cerimônia do evento. O Tech Woman também se destacou por proporcionar condições para mulheres em vulnerabilidade social participarem ativamente e construírem conhecimento. “Foi um dia emocionante, inspirador. Trouxe para várias mulheres insights, ideias e histórias de vida que só fizeram construir uma energia imensa para construção e transformação, com o intuito de trazer mais mulheres para a área de tecnologia. Queremos dar visibilidade e inspirar mais mulheres a participar, entrar e continuar na área de TI. O diferencial do nosso evento é trazer esse olhar para um público que normalmente se sente excluído em ambientes hostis na área técnica,” enfatizou Laís Xavier, presidente da Assespro PE/PB e idealizadora do evento.

Após um circuito cheio de conhecimento, a palestra com a história de Silvia Coelho do @elasprogramam, encerrou com chave de ouro o encontro e deixou clara a missão do Tech Woman Recife: empoderar, unir e fortalecer mulheres dentro e fora do mercado de trabalho da tecnologia.

O Tech Woman pretende se firmar como uma porta de entrada para a mudança de vida de muitas das participantes. A trilha de carreira, segundo a organização, foi bem sucedida nisso, servindo como guia nesse processo de (re) construção de carreira. Para as profissionais que já estão no mercado, os temas abordados na trilha profissional foram de altíssimo nível, todas com a participação de mulheres pernambucanas e que já têm uma trajetória bem-sucedida no setor, demonstrando para o público que as perspectivas são positivas. “Já contamos com muitas mulheres capazes, qualificadas e desempenhando papeis estratégicos no nosso ecossistema, nas empresas e no meio acadêmico. O exemplo dos lugares onde podemos chegar foram para inspirar as participantes a construírem esse mesmo caminho”, ressaltou Laís.

Além das palestras, a infraestrutura do evento contou com detalhes estrategicamente pensados para o bem-estar de todas. Desde esquemas de transporte em parceria com prefeituras, na oferta de alimentação para mulheres em situação de vulnerabilidade, até a área com atividades dedicadas à crianças, para que as mães participantes tivessem onde deixá-las com segurança enquanto participavam do evento. “Ouvindo e lendo cada depoimento das pessoas que participaram, entendemos a importância de ter planejado cada detalhe, como a questão da acessibilidade às mulheres em situação de vulnerabilidade social. Muitas que estavam desempregadas ou dispostas a fazer transição de carreira, puderam cadastrar currículos como profissionais ou estagiárias”, comentou Kássia Alcântara, vice-presidente de Marketing e Comunicação da Assespro PE/PB e diretora executiva da Combogó Comunicação, organizadora do evento.

Apoio e patrocínio – O Tech Woman contou com o apoio de diversas entidades e empresas, incluindo a Abes, Globo Pernambuco, Rádio CBN Recife, TV Asa Branca, CBN Recife, Comunidade Manguez.AL, Federação Assespro. Entre os patrocinadores estiveram Adepe/Governo de Pernambuco, B3| Neurotech, Copergás, Even3, Excelsior Seguros, Fitec, Incognia, Izi Spaces, OAB – PE, Peixe 30, Porto Digital, SDECTI – Prefeitura do Recife, Seprope, Sidi e Softex Pernambuco. “Inauguramos um novo formato de produzir eventos focados no público feminino com uma estrutura que não é vista nos eventos mistos. Estamos fechando esta edição, mas já de olho na próxima, recebendo, inclusive, contato de apoiadores e patrocinadores para 2024. É um evento que veio para ficar no calendário do ecossistema de tecnologia de Pernambuco”, concluiu Kássia Alcântara.

Para mais informações sobre o Tech Woman acesse www.techwoman.rec.br ou siga @techwoman.rec nas redes sociais.