Associação busca analisar ações desenvolvidas pelo Congresso Nacional para analisar como pode contribuir com o desenvolvimento do setor e das empresas

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação em Pernambuco e na Paraíba (Assespro PE/PB) está desenvolvendo um mapeamento parlamentar sobre o setor de tecnologia da informação. O trabalho consiste em acompanhar toda a movimentação de questões relativas ao setor na política regional que contribuam com a atuação dos empreendedores tecnológicos.

De acordo com a presidente da Assespro PE/PB, Laís Xavier, essa é mais uma ação para que a Associação busque articulações que tragam benefícios para as empresas associadas. “Nosso setor tem muito potencial e é preciso saber o que o poder público discute. Esse mapeamento é positivo para podermos direcionar o nosso trabalho e atrair investimentos, abrir diálogos com a classe política para sugerir ações que contribuam com o desenvolvimento do ecossistema”, disse.

O mapeamento é realizado pelos consultores Rodrigo Lins e Lilian Carvalho, que já realizaram consultorias voltadas para análise de dados para pesquisadores e professores da Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal de Pernambuco.

Segundo Rodrigo, o serviço prestado para a Assespro PE/PB vai verificar as ações do setor público que mostrem incentivos aos empresários do setor nos dois estados. “O serviço é bem simples, vamos fazer um grande mapa, o que foi proposto de lei, de projeto de lei, que tem associação com o tema da Assespro. É um levantamento com o que foi proposto pelo parlamento que converge com a associação”, disse Rodrigo Lins.

Trabalho nacional

Já na Federação Assespro, o trabalho de assessoria parlamentar é feito por grupos de trabalho que focam nos principais gargalos do setor tecnológico. Os grupos são divididos em cinco focos, sendo eles o Trabalho e Capital Humano; Tributação e Economia; Compras Públicas; Inovação, Startups e Micro e Pequenas Empresas; e Software & Internet.  A Assespro Nacional também conta com o serviço de assessoria parlamentar prestado pela Foco. Eles fazem a ponte entre a associação e o legislativo e executivo e ainda produzem um boletim semanal com os temas em destaque para o setor que é enviado por e-mail para todos os associados.