O Recife sediou, na semana passada, a 134ª ROCA (Reunião do Conselho de Associadas da ABEP), realizada pela ABEP (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação). O evento, organizado pela pela ATI-PE (Agência Estadual de Tecnologia da Informação de Pernambuco – ATI PE), teve como objetivo discutir políticas públicas de Tecnologia da Informação.

Para os gestores públicos de todo o País, o presidente da Assespro PE/PB, Italo Nogueira, fez uma apresentação sobre a representatividade e a missão da Assespro em nível nacional e local.

Nogueira reforçou ainda a importância de se prestigiar polos de TIC locais como instrumento de fortalecimento da economia. “O Estado como contratante de TIC deve priorizar empresas locais. Caso não seja possível, as regionais e, se não houver empresas aptas e não for possível contratar dentro de toda a transparência e legalidade, devem seguir para as contratações nacionais e de empresas multinacionais”.

O presidente da Assepro PE/PB aproveitou ainda para divulgar aos dirigentes das agências de tecnologia a importância do WCIT Brasil (o maior e mais importante congresso de TIC do mundo) que será realizado em outubro deste ano em Brasília.

Ele falou também do segmento de TIC em Pernambuco. “A TI pernambucana é muito forte. Possui serviços no país inteiro. Tem participação no PIB pernambucano de 2%, ou seja, quase R$2 bi de faturamento. Pernambuco antes exportava açúcar. Hoje ele exporta tecnologia.”, comemora Nogueira.