Congresso Nacional
Em virtude da votação pela admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff, no último domingo (17), e do feriado do dia 21 de abril, a Câmara dos Deputados não realizou votações no Plenário e nas Comissões, durante essa semana.
No Senado Federal, o ritmo das atividades também foi reduzido, com o cancelamento de reuniões das comissões temáticas e deliberação de poucas matérias em Plenário. Entre elas, o PLC 44/15 (PL 235/15), que dispõe sobre a responsabilidade civil de notários e registradores; e o SCD 2/16 (PLS 330/11), que dispõe sobre os contratos de integração, obrigações e responsabilidades nas relações contratuais entre produtores integrados e integradores. Ambas as proposições seguem para sanção presidencial.
O Congresso Nacional concluiu pela aprovação pelo Plenário do Senado Federal o Decreto Legislativo nº 105, de 14 de janeiro de 2016, a apreciação da Convenção Multilateral sobre Assistência Mútua Administrativa em Matéria Tributária, que foi assinada pelo Brasil durante Reunião de Cúpula do G-20, em Cannes, no ano de 2011. A Convenção Multilateral constitui hoje o instrumento mais abrangente no âmbito da cooperação tributária internacional para combater a evasão fiscal e o planejamento tributário agressivo.
Ø Paim designado relator da PEC que propõe fim da contribuição sindical – Foi designado na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ), o senador Paulo Paim (PT-RS), para relatar a PEC 36/13 sobre o fim da contribuição sindical compulsória prevista no inciso IV do artigo 8º da Constituição Federal. O então relator, senador José Medeiros (PSD-MT), que apresentou parecer favorável em determinado momento depois solicitou para reexame para rever sua posição. O parlamentar devolveu a relatoria em razão da sua saída do PPS para o PSD, que não possuia vaga na CCJ.
Ø Senadores protocolam PEC que prevê eleição presidencial em outubro deste ano – Seis senadores protocolaram nesta terça (19) uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê a realização de nova eleição presidencial em outubro deste ano. Os senadores Walter Pinheiro (sem partido-BA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Lídice da Mata (PSB-BA), Cristovam Buarque (PPS-DF), João Capiberibe (PSB-PB) e Paulo Paim (PT-RS) já tinham anunciado estavam trabalhando no texto da proposta e começaram hoje a colher assinaturas. A PEC recebeu 29 assinaturas de apoio – duas a mais que as necessárias para que comece a tramitar.
Ø Cunha: Congresso ficará paralisado até Senado decidir sobre o impeachment de Dilma Rousseff – O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, disse nesta terça (19) que haverá uma paralisia no Congresso Nacional até o Senado decidir se a presidente da República, Dilma Rousseff, será ou não afastada do cargo.
Ø Senadores querem viabilizar projeto de parque tecnológico no Distrito Federal – Tirar do papel o projeto do Parque Tecnológico Capital Digital é o objetivo de senadores que integram a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Em audiência pública nesta terça (19), eles prometeram promover encontros com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, empresas e órgãos públicos para viabilizar a construção do polo de desenvolvimento tecnológico em Brasília. Mas para isso será necessário costurar um consenso entre os setores interessados. |