Perguntas Frequentes

O que é a Assespro?

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação- Assespro-PE  é uma entidade sem fins lucrativos regida por seus Estatutos Sociais. Foi criada com o intuito de representar de forma distinta e empreendedora, empresas privadas nacionais produtoras e desenvolvedoras de software, produtos e serviços de tecnologia da informação, telecomunicações e internet. Fundada em 1976, a Assespro é a legítima e a mais antiga entidade empresarial do Setor. Ao longo dessas quase quatro décadas, a Assespro vem defendendo os interesses das empresas nacionais e a indústria nacional da tecnologia da informação.

Qual a importância da Assespro?

A importância da Assespro. tanto regional quanto nacionalmente , é reconhecida em todos os níveis de governo, e na sociedade. Além de suas intensas atividades, a Assespro Nacional é membro ativo das seguintes organizações: Conselho Temático Permanente de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico, da CNI – COPIN.

Fundadora e membro do Conselho da Sociedade Brasileira para a Promoção da Exportação de Software – SOFTEX.

Fundadora e membro do Conselho da Frente Nacional das Entidades de Tecnologia da Informação – FNTI.

Comitê da Área de Tecnologia da Informação, do Ministério da Ciência e Tecnologia – CATI.

Comitê Gestor da Internet do Ministério da Ciência e Tecnologia – CGI.

Conselho do Movimento Brasil Competitivo – MBC.

Conselho Editorial da Revista Nacional de Tecnologia da Informação.

Fórum de Competitividade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Asociacón Latinoamericana de Entidades de Tecnologia de la Información – ALETI

World Information Technology and Service Alliance – WITSA.

A Assespro-PE/PB conta com quantos associados?

Hoje com pouco mais de 100 empresas associadas, a Assespro-PE/PB  assume cada vez mais esta posição de representante do setor junto aos governos municipais, estaduais e Federal, junto a sociedade, e  também perante as instituições de ensino, com o objetivo de integrar a comunidade acadêmica com a empresarial e contribuir para formação de pessoal capacitado para as demandas do mercado.

Temos atuado de maneira a integrar as empresas e mostrar à sociedade a importância de valorizar o Setor, como meio de fomentar a economia e o crescimento da indústria da tecnologia da informação no Brasil.

Qual é a Visão da ASSESPRO?

“Ser a melhor referência na representação do Setor Empresarial”

Qual é a Missão da ASSESPRO?

“Congregar, integrar e representar as empresas de Tecnologia da Informação, promovendo e disseminando o conhecimento e o desenvolvimento da comunidade empresarial, objetivando incentivar, fortalecer, consolidar e aumentar a competitividade do setor, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sócio-econômico do País”.

Qual é o papel da ASSESPRO?

PAPEL DA ASSESPRO NA SOCIEDADE

– ser protagonista no desenvolvimento tecnológico do país tornando-o mais eficaz e moderno;

– incentivar a utilização de tecnologia operadas por empresas locais, que geram emprego, renda e qualidade de vida no país respeitando a livre iniciativa e concorrência;

– dar visibilidade das oportunidades e dos benefícios que o setor promove na sociedade de forma transversal nos diferentes setores econômicos;

– estabelecer alianças com associações e federações de outros setores da economia;

– ser a entidade agregadora de todas as representações empresariais do setor visando a união e a integração em prol dos interesses comuns.

PAPEL DA ASSESPRO NO ESTADO

– cooperar ativamente nas decisões de políticas públicas para a área de TI com vistas ao seu crescimento e do mercado;

– Contribuir para a eficiência do Estado no uso de TI, objetivando a melhoria dos serviços aos cidadãos.

PAPEL DA ASSESPRO COM AS EMPRESAS ASSOCIADAS

– promover e defender interesses coletivos das empresas associadas perante a sociedade brasileira, buscando a inovação tecnológica e o crescimento contínuo e sustentável;

– manter uma base de conhecimento específico do setor (melhores práticas, censo dos associados, indicadores, modelo de negócios…);

– promover as redes de relacionamento e a cultura de cadeia produtiva como uma forma de induzir novos negócios;

– gerar diferenciais competitivos aos associados de forma que maximizem a produtividade e a visibilidade de seus negócios (ex.: certidões de exclusividade de sw, convênios especiais, treinamentos específicos em grupos, programas de certificação).

O que a ASSESPRO faz pelas empresas?

Além de todas as funções acima, a Assespro disponibiliza aos Associados uma carteira permanente de serviços e benefícios, que é complementada intensamente por suas unidades regionais.

 

Que benefícios a Assespro oferece para quem se associa?

 

REPRESENTAÇÃO

Representação Nacional, como representante legítima do Setor a quase quatro décadas, e representação internacional, através de sua associação na ALETI e na WITSA.

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS

Intermediação entre mercado e associados através do e-mail “Oportunidade de Negócios”, onde recebemos as necessidades de outros associados,  de clientes potenciais e de fornecedores, e divulgamos essas oportunidades exclusivamente aos Associados.

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA

A Assespro representa seus associados frente ao Governo Municipal, Estadual e Federal, e está a postos para intervir nas questões apresentadas pelos seus Associados, após análise de sua Assessoria Jurídica, a qualquer tempo.

CONVÊNIOS

Com os mais variados objetos, e com empresas e entidades de diversos ramos, (investimentos, fusões, aquisições, assessoria jurídica, saúde, educação, gestão, viagens, publicidade, certificação, assistência médica, entre outros) com descontos, facilidades, e credibilidade para os Associados.

EVENTOS

Participação sem ônus em palestras oferecidas aos Associados e descontos especiais em cursos e treinamentos; Além de descontos para Associados em eventos onde a ASSESPRO estiver presente ou apoiando.

SELO ASSESPRO

O selo Garantia de Ética da Assespro é a garantia do respeito mútuo entre o quadro de Associados, dando credibilidade aos seus produtos/serviços.

AÇÕES POLÍTICAS

A Assespro colabora intensamente com a elaboração da legislação de interesse do Setor; manifesta-se na imprensa, na esfera administrativa e judicial, em defesa dos interesses de suas Associadas; e tem acesso aos órgãos do Governo Federal, Estadual e Municipal, quando necessário.

CERTIDÕES E DECLARAÇÕES OFICIAIS

As Empresas Associadas podem solicitar Certidão de exclusividade de fornecimento e Validação de atestados técnicos, para fins de atendimento à legislação de licitação – Lei 8.666.

ASSESPRO PERNAMBUCO – PARAÍBA Rua Domingos José Martins, 75,
Bairro do Recife – Recife Antigo
CEP: 50030-200                         
Telefone: 81.3224-9954

PARCEIROS

 

assespro