O Porto Digital e as empresas do parque tecnológico retomam as atividades presenciais a partir do dia 20 de julho, após a suspensão do trabalho presencial em decorrência da pandemia da covid-19 em Pernambuco. A decisão, tomada em conjunto com entidade representativas dos empreendimentos que formam o polo de tecnologia e inovação, ainda prevê ações de mitigação de riscos para os colaboradores e a vigilância sanitária adequada. Confira o documento aqui. 

Na elaboração do protocolo de retomada de atividades presenciais no Porto Digital, o ecossistema de inovação foi representado pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), Softex Recife, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Pernambuco (Assespro-PE), Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco (Seprope) e Manguez.al, comunidade de startups do Recife. 

O protocolo de retomada de atividades no Porto Digital levou em conta documentos e decretos emitidos pelos órgãos de Saúde dos três níveis de governo, além de orientações emitidas pela Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Decreto Estadual PE49055/2020 e Leis Estaduais Ordinária (PE) 16919/2020 e 16918/2020.

Para a retomada, os colaboradores das empresas e de atividades de apoio – como restaurantes, padarias e salões de beleza – contarão com material educativo e campanha de conscientização na avenida Rio Branco, com distribuição de máscaras, álcool em gel e folhetos informativos, além de aferição de temperatura. 

Além disso, serão realizados treinamentos em formato de “lives” para os colaboradores com dicas de higiene, etiqueta sanitária no transporte público e em ambientes coletivos e cuidados gerais. As empresas do parque também terão acesso a um protocolo unificado para identificação e encaminhamento de trabalhadores com sintomas relacionados à covid-19 antes de retornar ao ambiente de trabalho. 

Recomendações para as empresas

O documento com os protocolos de retomada será distribuído às empresas que compõem o ecossistema com uma série de recomendações de boas práticas e orientações. Entre as sugestões estão a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscara, álcool em gel e face shields; realização de testes de sorologia para os colaboradores e aferição de temperaturas segundo diretrizes da OIT.

Nos ambientes corporativos, a recomendação é de limitar a quantidade de pessoas em salas, além de priorizar o agendamento de clientes e receber fornecedores e/ou distribuidores em um local específico, de preferência em espaço e horário separados do atendimento ao público. O escalonamento de horários de funcionamento e de almoço também devem ser observados pelos gestores, além da observância de exceções para pessoas que compõem os grupos de risco.