Benefícios

Aqui disponibilizamos todas as ações desenvolvidas pela Assespro (PE e PB) em prol das empresas associadas, divididas em Representação Política e Apoio ao desenvolvimento das empresas:

    • Assessoria Jurídica Especializada: Para auxiliar as empresas associada, a Assespro Nacional conta com um time de advogados especialistas em temas do setor de TI, que podem ser acessados pelas Associadas em condições especiais.
    • Suporte a Internacionalização das empresas: O suporte é desenvolvido em uma estratégia de três níveis:
      • Missões comerciais
      • Laços permanentes com entidades de TI de todo o mundo
      • Pesquisa e desenvolvimento em cooperação internacional
    • Censo Assespro do setor de TI: Levantamento detalhado das características do setor de TI, as informações geradas são usadas no meio acadêmico, por ôrgãos do governo e por organismos internacionais, tanto para estudos, como para a formulação de políticas públicas para o Setor de TI.
    • Catálogo de Software: Em parceria com a SEBRAE foi lançado o portal que publica os dados de todas as empresas associadas e seus produtos. Por meio dele, os clientes finais encontram empresas que possam virar seus futuros fornecedores.
    • Distribuição de Oportunidade de Negócios: Quando os associados tem interesse em desenvolver negˆócios com empresas associadas (por ex.: em busca de parceiros ou canais), essas oportunidades são divulgadas pelos sistemas de comunicação interna.
    • Programas de Fomento: A Assespro monitora e disponibiliza os editais do CNPq e Finep para seus associados, ajudando a identificar oportunidades de desenvolvimento para as empresas associadas.
    • Revista Nacional de Tecnologia da Informação: A Revista TI constitui-se numa das revistas impressas com maior circulação, sua distribuição é gratuita para empresas associadas. O conteúdo da revista é composto por artigos e matérias de interesse para as empresas do setor.
    • Convênios e Compras Coletivas: A força coletiva do grande número de empresas associadas permite negociar convênios e compras coletivas em condições extremamente favoráveis.
    • Capacitação das Empresas e seus Profissionais: Programas de qualificação e certificação das empresas, em diversas modalidades, como Isso e Mps.br.
    • Eventos Próprios e de Terceiros: A Assespro participa e organiza eventos de diversos tipos, próprios e de terceiros, sempre garantindo condições especiais de participação para seus Associados.
      • As regionais da Assespro organizam encontros, workshops, cafés da manhã e vários outros tipos de eventos locais.
      • A Assespro Nacional organiza anualmente o iTech – Feira Internacional de Tecnologia da Informação, em parceria com o Cipa Fieira Milano.
      • Ainda a Assespro Nacional assegurou dois eventos globais de TI para o Brasil nos próximos anos: a Cúpula Mundial de Políticas Públicas em TI, em novembro de 2013 e São Paulo, e o Congresso Mundial de Tecnologia da Informação, que ocorrerá em maio de 2016 em Brasília.
    • Código de Conduta: A Assespro possui um dos mais antigos códigos empresariais de conduta, ao qual as empresas associadas devem aderir. Ele garante que as empresas associadas agem de forma ética no mercado. Os casos de não conformidade com o código são tratados pelo Conselho de Ética da Assespro.
    • Certidões e Declarações: As Empresas Associadas podem solicitar Certidão de exclusividade de fornecimento e validação de atestados técnicos, para fins de atendimento à legislação de licitação – Lei 8.666.A Assespro fornece aos seus associados o serviço de emissão de certidões que são destinadas para qualificar as empresas, produtos e serviços,em concorrências e licitações junto aos órgãos públicos.
    • Câmera de Arbitragem: O Centro de Mediação e Arbitragem – CMA tem como finalidade a resolução de conflitos pela via de arbitragem e que versem sobre direitos patrimoniais disponíveis.
    • Salas de Reunião: As associadas podem locar salas de reunião para pequenos encontros e reuniões. Em média, as salas possuem capacidade para oito a quinze pessoas, e na maioria tem acesso à internet e projetor.
    • Recursos Humanos: A Assespro oferece serviços de apoio à contratação de Recursos Humanos, incluindo profissionais em nível de estágios e até profissionais de nível gerencial.Com taxas inferiores às praticadas pelo mercado.

    • Atuação junto ao Poder Executivo do Governo Federal: A Assespro Nacional se reúne periodicamente nos ministérios que mais impactam o setor de TI para propor, influenciar e acompanhar ações.
    • Atuação junto ao Congresso Nacional: A atuação abrange dois objetivos principais: evitar a aprovação de projetos que prejudiquem o desenvolvimento do Setor, e propor e incentivar a aprovação de medidas que beneficiem o Setor.
    • Atuação junto ao Poder Judiciário: A Assespro representa, de forma judicial e extrajudicial seus associados nos termos do art. 5° (que trata dos direitos e deveres individuais e coletivos).
    • Governos Estaduais e Municipais: Cada Assespro regional desenvolve atividades junto aos poderes constituídos em cada Estado.
    • Representação dos Associados e mais Conselhos e Comitês: As empresas Associadas são representadas em diversos conselhos (por ex.: Conselho de Competitividade, Comitê Gestor de Internet no Brasil).
    • Representação Internacional: A Assespro Nacional representa o Brasil em duas Federações internacionais: ALETI e WITSA.
  • Divulgação dos Associados: Todas as atividades de representação política da Assespro são repassadas às empresas Associadas com frequência semanal.