MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
O ministro Gilberto Kassab participou de audiência pública, onde foi realizado o balanço e discutidas as prioridades para a nova gestão de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, na CCT do Senado Federal. Na quarta (8), Kassab recebe os principais representantes da comunidade científica, em São Paulo/SP. Participarão da discussão reitores e representantes de sociedades científicas e das principais organizações acadêmicas e de CT&I do País.
Ø Ministro compromete em recuperar Marco Legal “original” e R$ 1 bi para o setor – O ministro Gilberto Kassab, participou, nesta quarta (8), em São Paulo/SP, do terceiro encontro público com representantes da comunidade científica. O titular do MCTIC reiterou o apoio da pasta ao PLS 226/16, de autoria do senador Jorge Viana, a fim de recuperar o texto original do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016), cujos oito vetos presidenciais foram mantidos pelo Congresso Nacional, em votação no mês de maio. Além de apoiar a recuperação do Marco Legal, Kassab informou que o MCTIC conseguiu recompor o orçamento de ciência, tecnologia e inovação em mais de R$ 1 bilhão, que estavam contingenciados.
Ø Guilherme Campos é empossado como novo presidente dos Correios, em Brasília – O novo presidente dos Correios, Guilherme Campos, tomou posse nesta quinta (9), durante reunião da diretoria-executiva da estatal, em Brasília (DF). O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, além de membros do Conselho de Administração dos Correios e da CorreiosPar, acompanharam a cerimônia. Durante a posse, o novo presidente dos Correios manifestou seu compromisso em atuar em prol da empresa.
Ø MCTIC dá continuidade às mudanças no segundo escalão – Nessa terça (7), Alfonso Orlandi Neto foi nomeado para exercer o cargo de Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração da Secretaria-Executiva do Ministério das Comunicações. Já na quarta (8), conforme divulgado anteriormente pelo ministro Kassab, foi publicada a exoneração de Manoel Augusto Cardoso da Fonseca do cargo de Secretário de Política de Informática do ministério, que foi assumido por Maximiliano Salvadori Martinhão. Destaca-se também a exoneração de Bruno Monteiro Portela do cargo de Consultor Jurídico do Ministério, tendo sido nomeado em seu lugar, Arthur Cerqueira Valério, para o cargo. Na quinta (9), o ex-deputado Guilherme Campos Júnior, foi nomeado para exercer o cargo de Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). E na sexta (10) foi publicada a nomeação de Arley Ayres para exercer o cargo de chefe de gabinete.
Ø Maximiliano Martinhão é o novo Secretário de Política de Informática – O ministro nomeou na quarta (8) Maximiliano Martinhão para o cargo de secretário de Política de Informática (Sepin) do MCTI, em substituição a Manoel Augusto Cardoso da Fonseca. Os Atos de nomeação e exoneração foram publicados no Diário Oficial da União, encerrando a expectativa do setor com relação a quem seria o nome que iria comandar a política industrial do setor de TICs e também a de Ciência, Tecnologia e Inovação do novo ministério. Maximiliano Martinhão ocupava o cargo de secretário de Telecomunicações no extinto Ministério das Comunicações, tendo trabalhado com os ex-ministros Paulo Bernardo e André Figueiredo. Além de ocupar a Sepin, Maximiliano deverá também coordenar o Comitê Gestor da Internet no Brasil, já que essa secretaria sempre esteve à frente da entidade, como um dos órgãos representantes do governo.
Ø Kassab promete nova estrutura administrativa para o MCTIC em 30 dias – O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, do governo interino de Michel Temer, se encontrou com representantes das entidades científicas brasileiras nesta quarta (8). Na reunião, ouviu críticas unânimes à fusão entre o MCTI e Minicom. Os cientistas pressionaram o ministro para dar demonstrações práticas de que a fusão faz sentido, cobraram mais investimentos e questionaram os motivos de não ter sido feita qualquer consulta ao setor antes da formação dos novos ministérios. Kassab disse que os atuais secretários trabalham no novo ordenamento técnico da pasta, e que essa reforma administrativa será apresentada ao ministério do Planejamento e à Presidência da República.
Ø Anatel defende limite à banda larga fixa no país e lança consulta pública– A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou consulta pública sobre adoção do sistema de franquias de dados para banda larga fixa pelas operadoras, após ter novamente demonstrado apoio ao pedido das empresas de telecomunicações em audiência pública conjunta na Câmara dos Deputados, nesta quarta (8). As consultas públicas deverão durar por 60 dias e incluir “reuniões públicas com diversas entidades e especialistas, com o objetivo de reunir subsídios para futura deliberação do Conselho Diretor a respeito do assunto”, disse a Anatel em comunicado. O resultado das consultas públicas será encaminhado a um grupo executivo da Anatel, que analisará o impacto regulatório das medidas sobre o tema, informou o órgão. |