A Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) prepara-se para promover, entre os dias 3 e 5 de outubro de 2016, em Brasília, o 20º World Congress of Information Technology (WCIT). Trata-se de um evento global que será realizado pela primeira vez na América do Sul, reunindo cerca de 2.500 mil participantes, entre líderes empresariais, investidores, autoridades de governo, acadêmicos e mídia especializada internacional, oriundos de mais 80 países. Os direitos de organização do evento foram conquistados pela Assespro ainda em 2012, com o apoio dos Governos Federal e Distrital.

E Pernambuco também está na rota de promoção do WCIT Brasil 2016. Com a liderança do presidente da Regional, Italo Nogueira, a diretora executiva do WCIT, Flávia Malkine, participou de reuniões focadas na captação de patrocínio, delegações e estandes e ingressos para o WCIT, de forma que Pernambuco tenha expressiva participação e resultados no evento.

Um dos principais objetivos do WCIT é discutir temas relacionados às promessas da Era Digital, seus desafios e oportunidades. A ideia é que as empresas do setor de TIC possam interagir e pensar em novas soluções para garantir o acesso de todos às inovações do mercado. Assim, cases de destaque poderão compartilhar suas experiências e colaborar com o desenvolvimento local e internacional de políticas públicas e privadas que gerem benefícios para os mercados menores.

A concretização de parcerias e negócios entre as empresas participantes é outro dos objetivos do congresso. De acordo com o presidente da Assespro-PE/PB, Italo Nogueira, essa é uma oportunidade única de expansão. “O WCIT é baseado em quatro pilares principais que fazem do evento uma ocasião perfeita para investimentos em empresas e ideias, o que gera competitividade no mercado global”, diz o empresário.

Para que isso seja possível, durante todo o congresso serão realizadas mais de 400 rodadas de negócios, 20 sessões plenárias, 60 expositores, além de palestras de mais de 60 personalidades do mundo de TIC. Entre essas personalidades o Dr. Vint Cerf, cientista da computação conhecido como o ‘pai da internet’, Alan Marcus, diretor sênior de TIC do Fórum Econômico Mundial, Randeep Sudan, gerente de TIC do Banco Mundial, entre outros.